PROVÍNCIA



Situada nos estados de: Pará, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Acre.

Endereço da Sede:
Av. São Sebastião, 517
Cx. Postal: 191
CEP 68.100-970
Fones: (93) 3523-4651 e 3522-2344
Email: vpsbened@netsan.com.br
Santarém - Pará
 

Histórico
A Custódia Franciscana São Benedito da Amazônia comemorou recentemente 100 anos da presença franciscana na Diocese de Santarém, onde está a sede desta Província.
Em 21 de setembro de 1903, o Papa Pio X criou a Prelazia de Santarém, tendo como prelado o padre Frederico Benício de Souza Costa, que enfrentou muitas dificuldades na região sugeriu ao Papa que entragasse a Prelazia a uma Ordem religiosa. O Papa Pio X, acolhendo o pedido do então prelado, decidiu entregar a Prelazia de Santarém aos cuidados dos frades menores. Foi assim que, em 3 de agosto de 1907, chegavam a Santarém os seguintes frades: Frei Armando Balhmann, novo Prelado de Santarém, acompanhado de Frei Capistrano Niggemeyer e do Irmão Frei Camilo Lauer. Em 1909, a Província de Santo Antônio assumiu a responsabilidade de manter frades na Prelazia, marcando assim a segunda etapa da presença franciscana na Amazônia.
Em 1943, quatro frades norte-americanos da Província do Sagrado Coração de Jesus, com sede em St. Louis, reforçaram esta presença. Em 1958, a Custódia do Sagrado Coração assumiu a Prelazia de Santarém, hoje diocese. Os frades da Província de Santo Antônio seguiram para a prelazia de Óbidos. Em 1990, os frades presentes na Amazônia quiseram unir-se em uma fraternidade, juntando-se a alemães, norte-americanos e brasileiros, criando a Custódia São Benedito da Amazônia.
Hoje, a Custódia é composta por 40 frades de profissão solene, 9 de profissão temporária, 2 noviços e 5 postulantes. As fraternidades estão espalhadas na imensa Amazônia, do extremo Oeste – Boa Vista (RR) ao extremo Leste - Belém (PA), estão assim distribuídas: Boa Vista – 3 frades (1 leigo e 2 presbíteros); Itaituba – 3 frades (3 presbíteros); Jacareacanga e Missão – 5 frades (4 presbíteros e 1 leigo); Monte Alegre – 4 frades (3 presbíteros); Óbidos – 3 frades (3 presbíteros); Santarém: Cúria Custodial – 7 frades (3 leigos e 4 presbíteros; Postulantado – 2 frades (2 presbíteros e 5 postulantes); Noviciado – 5 frades (3 presbíteros e 2 noviços): Manaus – Filosofia/Teologia – 10 frades (2 presbíteros, 5 estudantes e 2 do Ano Franciscano); Belém – 5 frades (1 leigo e 4 presbíteros); Teologia fora da Custódia – 2 frades (solenes).
A Custódia São Benedito da Amazônia mantém a estrutura completa de Formação, para os candidatos à Ordem, conforme exigências das Constituições Gerais e do Direito Canônico. Em Santarém há duas casas de Formação: o Postulantado e o Noviciado. Filosofia é feita em Manaus, na Faculdade Salesiana Dom Bosco. O curso de Teologia deverá ser feito no Centro administrado pela CNBB da Região Norte I, em Manaus.

CRÉDITOS: http://www.franciscanos.org.br