terça-feira, 27 de outubro de 2009

O Espírito de Assis: Dia Mundial de Oração pela Paz

Carta do Ministro Geral - "Espírito de Assis"

Queridos irmãos e irmãs, O Senhor te dê a Paz!
Vinte anos atrás, o servo de Deus João Paulo II tomou a iniciativa de convocar, em Assis, os representantes das várias confissões cristãs e de diversas religiões para implorar ao único Deus de todos o dom da paz, para reafirmar juntos o comum desejo de viver em harmonia, e para compreender, diante do Senhor, como sermos construtores da paz no pensamento, no coração e na ação. Aquele 27 de outubro de 1986 “significou uma vibrante mensagem em favor da paz, e se revelou como um evento destinado a deixar um sinal na história” (Bento XVI, Mensagem por ocasião do 20º aniversário do Encontro Inter-religioso de oração pela paz em Assis, 2 de setembro de 2006).
De modo particular, João Paulo II, sempre que se produziam atos terroristas, guerras, desespero, injustiças, dúvidas e incompreensões, que colocaram seriamente em risco o destino da humanidade, propôs aos que têm fé e aos homens de boa vontade, que peregrinassem a Assis, e os convidava em muitas circunstâncias, a se inspirar, para a construção de um mundo mais justo e solidário, no “espírito de Assis”.
Por que Assis? Na última peregrinação, no dia 24 de janeiro de 2004, e não somente na última, o mesmo João Paulo II respondia: “Nos encontramos em Assis onde tudo fala de um singular profeta da paz, chamado Francisco”. E o testemunho que Francisco “deu em seu tempo - confirma Bento XVI em sua mensagem citada - é um natural ponto de referência para todos os que hoje cultivam o ideal da paz, o respeito à natureza, o diálogo entre as pessoas, entre as religiões e as culturas”. Ponto de referência e de estímulo para todos aqueles que de fato se interessam pelo futuro da família humana e da “causa” do homem, e de maneira particular, para nós, franciscanos, que fomos gerados pelo “espírito de Assis”, e somos seguidores do Poverello, que encarnou “de maneira exemplar as bem-aventuranças proclamadas por Jesus no Evangelho: ‘Felizes os que trabalham pela paz, porque serão chamados de filhos de Deus’.
Frei José Rodríguez Carballo, 2006Carta do Ministro Geral pelo 20º aniversário do "Espírito de Assis"

Nenhum comentário:

Postar um comentário