quinta-feira, 24 de setembro de 2009

EVANGELHO: SUBSTÂNCIA DA REGRA E VIDA DO FRADE MENOR



O que é ser Frade Menor? Ser Frade Menor é eu viver segundo a forma do Evangelho.

Eu: Uma vocação profundamente pessoal: um encontro. Mas, comunitária, isto é, entre, para, por Irmãos e universo; é como o prolongamento da vocação de Jesus Cristo.

Viver: Engajamento total de corpo e alma: não só fazer, pensar, mas viver, isto é, ser!

Segundo a forma: Forma aqui deve ser entendida no sentido medieval. Forma não é norma, não é enquadramento, delimitação, padrão, fixação. Forma é o âmago, a essência, o coração, o cerne, o suco das coisas. A forma é o ela, a dinâmica, a alma, a vida das coisas. A forma é algo como o fermento que tudo penetra para a transformação.

Viver segundo o Evangelho significa: deixar se compenetrar, se transformar, ficar possesso pelo entusiasmo da Boa-Nova, de tal maneira que a Boa-Nova se torne o conteúdo, o sentido, o gosto do meu viver: Vida Nova! O Evangelho é, pois, a forma do ser-frade-menor.

O Evangelho comporta diversas concretizações. Ou melhor, ele só existe em concretizações. Na modalidade cada vez diferente ele está todo presente em cada uma dessas concretizações. A modalidade, porém, é algo como um ocular através do qual vislumbramos o âmago do Evangelho. Em si cada pessoa, ao realizar o Evangelho, o concretiza na sua modalidade.

Ao concretizá-lo, uma pessoa pode concentrar em si de tal maneira a energética espiritual que se torne uma fonte, um foco de inspiração para muitos. As pessoas que são atingidas por essa inspiração participam da mesma modalidade da pessoa-foco. Interpretam e vivem o Evangelho através desse foco-inspirador. Assim surgem as espiritualidades. T



Nenhum comentário:

Postar um comentário